quinta-feira, 17 de junho de 2010

FAQ

1) O que a Contabilidade pode fazer pela empresa?

A contabilidade na vida das empresas é o meio mais eficiente de fornecer informações mais precisas e ajudar o empresário na gestão e melhoria dos controles do seu negócio.
Com a utilização de técnicas contábeis o empresário controla o seu patrimônio e conhece o resultado no período (lucro ou prejuízo), permitindo a tomada de decisões mais seguras com base nas informações contábeis.

2)O que é custo?

Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços.

3)O que é gasto

Sacrifício financeiro em que a entidade arca para obtenção de um produto, ou serviço qualquer,seja para uso ou consumo.

4)O que é despesa?

Compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa,comercial e financeira que direta ou indiretamente visa a obtenção de receitas.

5)O que é a Demonstração do Valor Agregado?

Também conhecida como Demonstração do Valor Adicionado, esta demonstração evidencia quanto a empresa gerou de riqueza e para quem esta sendo distribuída,canalizada essa riqueza.
É como se medisse o tamanho de um “bolo! Que a empresa gerou para quem vai cada fatia do bolo(empregados,diretores,acionistas,bancos,governo,reaplicação na própria empresa etc.)

6)Porque a contabilidade separa custo de despesa se ambos significam redução de receita e redução de lucro?

Para fins de análise da DRE, fica muito mais relevadora a visão do lucro considerando apenas os gastos na fábrica(custo) sem misturar com a despesa(gasto).Depois de analisar o resultado considerando apenas os custos de fabricação aí sim,passa-se a analisar gastos de outra natureza,no caso, as depesas.E depois de analisar as despesas,passa-se a analisar as perdas e, assim, sucessivamente.

7)Base de rateio é:

Custo Indireto de Fabricação

8) O que são custos fixos?

São aqueles que independem do volume de produção ou venda. Representam a capacidade instalada que a empresa possui para produzir e vender bens ou serviços.Em termos de custos unitários quanto maior for o volume de produção ou venda, menores serão os custos por unidade.Em termos de custos totais ,independem das quantidades produzidas ou vendidas.

9)O que são Custos Variáveis?

Atualmente variam de acordo com o volume das suas vendas. Inclui matérias-primas usadas no processo produtivo, salários ou custos de venda de estoque. Num negócio simples a distinção é fácil de fazer e a variável custos varia proporcionalmente com o volume de vendas. Mas geralmente não é este o caso, pois existem alguns fatores que são semi-variáveis. Terá que decidir, tendo em conta o seu negócio, se fará a estimação das suas despesas para as duas categorias ou simplesmente tendo em conta os itens de custos ocorridos.

10) O que é PIS?

Programa de Integração Social (Federal), estão sujeitas a esta contribuição, sobre o faturamento, as empresas que comercializam, industrializam e prestam serviços de qualquer natureza, com uma alíquota de 0,65%. As entidades de prestação de serviços sem fins lucrativos, definidas como empregadoras, recolhem uma alíquota de 1% sobre folha de salários (embutido no preço).

11) O que é COFINS ?

É a sigla de Contribuição para a Seguridade Social. É um tributo cobrado pelo Governo Federal sobre a receita bruta das empresas para aplicação na Previdência Social.

12) O que é CSLL?

Contribuição Social do Lucro Líquido (Federal), utilizando-se da mesma sistemática do IRPJ, a Contribuição Social é calculada com a aplicação de um percentual de 12% sobre um lucro também presumido de 12% recentemente alterada pela MP 1.807-2 de 03/1999, dando um resultado de 1,44% da receita bruta. Também a consideraremos como custo tributário variável. Esta sistemática só é válida para empresas que optem pelo regime de lucro presumido ou arbitrado. Haverá incidência da contribuição sobre o lucro líquido apurado em caso de opção da sistemática lucro real. (embutido no preço).

13)O que é margem de contribuição?

É quanto cada serviço ou produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o “lucro”. A margem de contribuição é igual o valor das vendas menos o valor dos Custos Variáveis e das Despesas Variáveis.é apurada pela seguinte fórmula:
MC = Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

14) A micro empresa precisa fazer contabilidade?

A dispensa da escrituração contábil está prevista somente na legislação do Imposto de Renda, no que se refere aos tributos federais. Os demais dispositivos legais, tais como Código Comercial, Lei das Falências, Legislação Previdenciária, entre outros, continuam exigindo que as empresas mantenham sua contabilidade. A escrituração contábil atende à legislação e padrões estabelecidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.
Confira a lei no endereço: LEI Nº 9.317, DE 5 DE DEZEMBRO DE 1996.

15) Qual o limite das minhas despesas fixas?

O limite das despesas fixas é o valor ou percentual da margem de contribuição menos o valor, ou percentual, do lucro que desejar.
Exemplo:
Vendas 20.000,00 100%
Custo Direto Variável 10.000,00 50%
Despesas Variáveis 2.000,00 10%
Margem de Contribuição 8.000,00 40%
Despesas Fixas 6.000,00 30%
Lucro Líquido 2.000,00 10



Nenhum comentário:

Postar um comentário