quinta-feira, 17 de junho de 2010

Contabilidade Gerencial e Gestão Administrativa







No mercado de hoje, as empresas estão em um período de constantes mudanças, necessitam cada vez mais de controles precisos e de informações sobre seu negócio para adequar suas operações às novas situações no mercado global. Um exemplo claro disso é que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias com a função de atender o fisco e a legislação vigente, hoje em dia podemos observar que a mesma passou a ser vista também como um grande instrumento gerencial que, se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização, tendo como um dos seus focos principais de elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões auxiliando assim a empresa também no processo de gestão,planejamento, execução e controle de uma organização

A contabilidade gerencial vem acompanhando estas mudanças, tanto do seu ponto de vista qualitativa como quantitativa, pois junto com a contabilidade financeira e a contabilidade de custos consegue colocar em relatórios dados que permitem uma maior clareza das informações elaboradas, constituindo-se assim uma ferramenta de extrema importância no auxilio das decisões gerencias. Nota se que como a contabilidade, a gestão administrativa a tempo também têm sido vista como uma função social não muito utilizada nas tomadas de decisões, mais aos poucos estas mudanças vão acontecendo e nos fica a pergunta: Como promover um maior desenvolvimento social através da gestão? E, como incorporar a ela todos os benefícios dos avanços tecnológicos que estão a serviço do homem? Devemos unir gestão e tecnologia visando uma transformação social constante. Essas entre outras são perguntas que muitas das vezes passam na cabeça dos gestores
O administrador de hoje (controller) tem como foco principal para exercer um bom trabalho saber interpretar indicadores e elaborar relatórios com os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro da empresa, visando propor alternativas de curso futuro.
O limite que separa ao certo o que é a gestão Financeira e a Contabilidade Gerencial é difícil de ser determinado, já que, em vários casos, há o entrelaçamento entre técnicas puramente contábeis e gerenciais, com a formação de uma fronteira difusa entre essas áreas. Volto a ressaltar que como exemplo dessas situações tem as demonstrações contábeis. Não se pode afirmar, contudo, que tais peças contábeis, apenas por ser o último degrau da gestão Financeira e por servirem preponderantemente aos interessados externos, não sejam importantes, para a Contabilidade Gerencial e para a administração. Isso porque elas podem servir como indicadores válidos de desempenho, mesmo que em largos traços, e ser utilizadas no modelo provisional da gerência.

Análise de Balanços, por exemplo, serve tanto para o emprestador de recursos na avaliação da segurança do retorno do empréstimo ou financiamento como para a administração na avaliação da tendência da empresa. Ambos utilizarão os mesmos índices, porém com visões diferenciadas.


Outro ponto de vista importante e que devo destacar que a contabilidade gerencial assim como a gestão administrativa tem como forma de trabalho única que é traçar objetivos para alcançar resultados satisfatório que ajudem no crescimento da empresa e possibilitem maior lucratividade de seus acionistas . Na gestão administrativa não basta simplesmente ser uma pessoa boa no que faz, é necessário que tenha nascido para vencer ,vitória esta que esta relacionada com a busca constante de desafios, com coragem de imobilizar-se de assumir seu papel diante de todos aqueles que acreditam no seu potencial .

Administrar e um primeiro momento e planejar, organizar, liderar isso geralmente é uma tarefa árdua e dentro de um ponto de vista global é mais fácil e depressa que se detectam os fracassos do que o sucesso, quando se fala em fracasso e sucesso verifica-se que o primeiro caso toda a empresa se poderá ressentir , no segundo caso, o mérito e geralmente assumido de uma forma solitária.



Por: Tamara Ferreira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário